A importância de completar imunização contra a covid-19

A vacina tem benefícios para o indivíduo e para a coletividade. Quanto mais pessoas imunizadas, a cadeia de transmissão do coronavírus desacelera e ajuda a reduzir a quantidade de casos graves e mortes pela doença. O controle da circulação da covid abranda o impacto econômico e social da pandemia. Por isso, para a Divisão de Saúde da Décima, é fundamental que todo corpo funcional busque completar a imunização.

O médico Kleyton de Carvalho Mesquita explica que a vacina contra covid, assim como todas as outras, não tem eficácia de 100%. “A eficácia depende de fatores individuais relacionados ao sistema imunológico de cada pessoa”. Segundo ele, vacinados também podem continuar suscetíveis à infecção e também continuar transmitindo o vírus a outras pessoas. A vacina age no fortalecimento do sistema imune, para que o indivíduo não manifeste sintomas ou que apresente somente um quadro leve da doença, reduzindo ainda a chance de transmitir o vírus.

Doses de reforço


A cobertura vacinal da população do Distrito Federal apta a ser vacinada, ou seja, com 3 anos ou mais, está atualmente em 84,76%. O percentual registra o número de imunizados com primeira e segunda doses ou dose única. A campanha de vacinação no DF já disponibiliza, para todas as pessoas acima de 12 anos, uma dose de reforço após quatro meses de completado o ciclo vacinal. Já a segunda dose do reforço é aplicada em pessoas com mais de 40 anos ou profissionais de saúde.

De acordo com o médico da Divisão de Saúde, a aplicação do reforço é necessária porque a resposta imunológica à vacina diminui ao longo do tempo. “Ficamos menos protegidos contra a doença cerca de seis meses após as duas doses iniciais da vacina, independente da vacina utilizada”, observa. Para tornar a eficácia do imunizante mais duradoura, é preciso estar em dia com as doses de reforço.

Reação à vacina

Os imunizantes podem provocar reações pontuais porque eles atuam estimulando o sistema imunológico a produzir a defesa contra a doença. O médico Kleyton de Carvalho afirma que as reações mais comuns são leves e transitórias. “Em termos populacionais é inquestionável que os benefícios superam os riscos. Reações vacinais ocorrem com qualquer vacina, e com a covid não é diferente. Qualquer dose e qualquer marca podem provocar alguma reação”, lembra o especialista.

Cuidados adicionais

Nesse período de baixa mortalidade, os riscos devem ser pesados individualmente, no entendimento do médico. “Com o relaxamento do uso das máscaras e a volta de eventos com aglomerações, temos observado aumentos sazonais dos casos da doença”, pontua. Para se prevenir contra casos graves do coronavírus no atual estágio da pandemia, além de estar com a imunização completa, é recomendável ter maior atenção com o surgimento de sintomas gripais. “Nesse caso, reforçar as medidas protetivas e realizar o teste diagnóstico são fundamentais para bloquear a transmissão do vírus”, orienta Kleyton de Carvalho.  

Fonte: NUCOM TRT 10 (Bianca Nascimento)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *