Ícone Marca

Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

  26/04/2019
  Atualizado em 29/04/2019



Quantas vezes você já verificou a pressão arterial em sua vida? Talvez você me responda que já perdeu a conta do número de vezes que o fez, mas será que você conhece a importância desse ato?

O dia 26 de abril foi definido pelo Ministério da Saúde como o Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (HA) e a relevância desta ação deve-se ao fato de ser, a HA uma doença e ao mesmo tempo fator de risco para complicações cardiovasculares, doenças renais e comprometimentos cerebrais e oftalmológicos.

A esses fatores, soma-se o fato da HA ser uma doença que compromete o organismo silenciosamente, por isso a importância de se conhecer, o mais precocemente possível, os níveis pressóricos, pois todos estamos sujeitos a desenvolver a HA, considerando que um dos fatores de risco para o acometimento desta é o envelhecimento.

A Hipertensão Arterial no Brasil atinge 32,5%  dos indivíduos adultos e mais de 60% dos idosos, contribuindo direta ou indiretamente para 50% das mortes por doenças cardiovasculares, com complicações que têm impacto elevado na perda de produtividade do trabalho e da renda familiar, estimado em US$ 4,18 bilhões entre 2006 e 2015.

No TRT10, os exames periódicos de 2018 evidenciaram que do total de exames realizados, 59% indicaram hipertensão arterial em diferentes níveis de comprometimento. Estudos recentes apontam que a hipertensão arterial tem aumentado entre os jovens devido à má alimentação e ao sedentarismo.

Se por um lado a lista de más notícias envolvendo a hipertensão é grande, por outro temos uma lista de bons procedimentos, não tão longa, mas eficaz para a prevenção e combate à hipertensão arterial, que é: verificar a Pressão Arterial regularmente, prevenir ou tratar a obesidade, adotar hábitos de alimentação saudáveis, ser fisicamente ativo, fugir do tabagismo, reduzir ou cessar o consumo de bebidas alcoólicas, fazer uso adequado de medicações prescritas e adotar práticas que combatam o estresse no dia a dia, como meditação e estratégias comportamentais.

Assim, neste dia 26 de abril fica o convite para a adoção de estratégias de prevenção do desenvolvimento da Hipertensão Arterial. Segundo a Dra Grazia Guerra, Chefe do Departamento de Enfermagem da Sociedade Brasileira de Hipertensão, as estratégias de prevenção devem “englobar políticas públicas de saúde combinadas com ações das sociedades médicas e dos meios de comunicação”, com o objetivo de estimular o diagnóstico precoce por meio da medida da pressão arterial pelo menos uma vez ao ano, reforçando a necessidade de se entender “que manter a pressão arterial controlada, em níveis aceitáveis, implica em estar protegido, evitando-se as principais complicações da hipertensão arterial”.

Referências: www.sbh.org.br/vidasaudavel/artigo/mes_de_maio_para_medir_a_pressao_arterial.html e www.unaerp.br/documentos/2173-mecanismos-fisiopatologicos-da-hipertensao-arterial-sistemica-e-as-estruturas-anatomicas-envolvidas-revisao-de-literatura/file

Fonte/Autor: NUSAU - TRT10.





Sobre nós

A Associação dos Servidores do TRT da 10ª Região (ASDR) foi fundada em 02 de setembro de 1984. Entre seus objetivos estão, promoção da união entre os servidores, busca de condições que levem a melhoria da qualidade de vida, em todos seus convívios profissional, familiar e social.

Newsletter

Inscreva-se aqui e fique por dentro de tudo que acontece na ASDR, todas as novidades ao seu alcance.
Formulário de contato

Endereço Edifício Sede

SAS Quadra 1, Bloco "D" Sala 107, Praça dos Tribunais Superiores
Brasília/DF - CEP: 70.097-900

Telefones: 61 3348-1213, 3225-2616
Whatsapp: 61 99698-0902

Endereço Foro de Brasília

SEPN 513, Bloco B, Lotes 2/3, 1º Subsolo - Sala 24
Brasília/DF - CEP 70.760-522

Telefones: 61 3348-1610, 3034-2006
Whatsapp: 61 99964-5379
Inatto