Ícone Marca


Notícia

TRT-10 inaugura espaço exclusivo para conciliação no Foro Trabalhista de Taguatinga

  29/03/2019
  13:12
  Atualizado em 29/03/2019 13:12

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) inaugurou, na tarde desta quinta-feira (28), o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC) – um espaço exclusivo para a realização de audiências de conciliação – no Foro Trabalhista de Taguatinga. A solenidade contou com a presença da presidente da Corte, desembargadora Maria Regina Machado Guimarães, do diretor da unidade e coordenador do CEJUSC de Taguatinga, juiz Alexandre de Azevedo Silva, além de representantes de entidades da advocacia, da magistratura e do Ministério Público do Trabalho.

O espaço tem cinco salas, localizadas no térreo, reformadas para receber as partes com conforto e informalidade. O espaço deverá receber, inicialmente, 450 processos em fase inicial de tramitação por mês. Em seu discurso, o diretor do Foro de Taguatinga lembrou a importância da Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado de Conflitos – idealizada pelo CNJ e pelo CSJT, a qual “incentiva e torna possível a criação de um novo modelo de autocomposição de litígios e de pacificação social, por meio da conciliação e da mediação”, destacou.

A expectativa do juiz Alexandre Silva é de que este novo método do CEJUSC “encontre logo um espaço tolerante e apto ao seu desenvolvimento em todo o sistema de judiciário, pois ele exige, como se sabe, uma mudança drástica de cultura e uma nova lente que supere o modelo atual, de uma justiça retributiva e punitiva, construída quase sempre sem a participação e a emancipação efetiva das partes na escolha da solução a ser adotada para o conflito”, frisou o magistrado. Por fim, o coordenador da unidade agradeceu a todos que se empenharam para construção do novo espaço, definido por ele como um local repleto de acolhimento, leveza, amorosidade e energias positivas.

A presidente do Tribunal, desembargadora Maria Regina Machado Guimarães, em seu pronunciamento, lembrou que a qualidade de vida no trabalho é um dos pilares de sua gestão à frente da administração do regional. “E com base nesse pilar inauguramos hoje, com imensa satisfação, mais um Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC), passando a oferecer o serviço de autocomposição de litígios e pacificação social por meio da conciliação e da mediação à população de Taguatinga”, celebrou. 

De acordo com a magistrada, “é dever do Poder Judiciário, como função indispensável do Estado Democrático de Direito, promover meios de autocomposição e assim permitir, na prática, mais uma via de acesso à implementação da cidadania”. A presidente ainda pontuou alguns dos benefícios proporcionados por um ambiente humanizado e colaborativo, em que partes dialogam produtivamente sobre suas necessidades: redução do desgaste emocional envolvido no processo, desenvolvimento de soluções adequadas às reais necessidades e possibilidades das partes, maior satisfação com a resolução do problema, maior rapidez e agilidade na resolução de conflitos e, ainda, desburocratização.

Após a cerimônia, o juiz Alexandre Silva e a presidente do TRT-10 conduziram os presentes por uma visita guiada às instalações do CEJUSC de Taguatinga. 


Fonte/Autor: Bianca Nascimento -NUCOM TRT-10.


Sobre nós

A Associação dos Servidores do TRT da 10ª Região (ASDR) foi fundada em 02 de setembro de 1984. Entre seus objetivos estão, promoção da união entre os servidores, busca de condições que levem a melhoria da qualidade de vida, em todos seus convívios profissional, familiar e social.

Contatos

EDIFÍCIO SEDE
SAS Quadra 1, Bloco "D" Sala 107
Praça dos Tribunais Superiores
Brasília/DF - CEP: 70.097-900
Telefone: 61 3348-1213, 3225-2616
Whatsapp: 61 99698-0902
FORO DE BRASÍLIA
SEPN 513, Bloco B, Lotes 2/3
1º Subsolo - Sala 24
Brasília/DF - CEP 70.760-522
Telefone: 61 3348-1610, 3034-2006
Whatsapp: 61 99964-5379
E-MAIL GERAL asdr@asdr.org.br
ASDR - Associação dos Servidores do TRT 10ª Região   61 3348-1213
Inatto
0403