Confirmação da recomposição salarial

Presidente do STF, Ministro Luiz Fux , confirma recomposição salarial para os servidores do Poder Judiciário da União, durante encontro realizado com o SindjusDF.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, Ministro Luiz Fux, reuniu-se à Diretoria do Sindjus-DF, ontem (17/05), para debater as pautas relacionadas às carreiras dos servidores do Poder Judiciário da União (PJU) e também da carreira coirmã do MPU.

Durante o encontro, os diretores do Sindjus-DF fizeram um breve histórico e apontaram que os servidores do PJU e do MPU já estão sem reajuste desde 2016. Os dirigentes fizeram questão de cientificar Fux de que a defasagem salarial histórica dos servidores já ultrapassa em muito a marca dos 50% (desde o PCS de 2006). Registraram também o índice de 31,88% de perdas desde o último reajuste da categoria, havido em 2016, e de 19,99% só no atual governo, causando um impacto negativo sem precedentes no poder aquisitivo e na vida dos servidores e de suas famílias.

O presidente do STF confirmou que ficou acertado entre os poderes que o reajuste será de 5% para todos os servidores públicos federais. Indagado pelos dirigentes sobre a forma como será implementado, Fux informou que o reajuste está previsto para julho e que se dará por meio de revisão geral anual, conforme disposto no artigo 37, inciso X, da CF/88, cujo projeto de lei, de iniciativa do Chefe do Poder Executivo, será encaminhado ao Congresso Nacional pelo Presidente da República. O presidente do STF ainda destacou o esforço empreendido nas negociações para atender aos servidores do Judiciário com a concessão do reajuste emergencial e que compreende a necessidade de se trabalhar uma reestruturação da carreira, com a construção de um novo Plano de Carreira, Cargos e Salários que contemple os anseios da categoria.

A matéria completa encontra-se no site do Sindjus-DF: https://sindjusdf.org.br/