Notícia

Feliz 2019 e muitas conquistas no ano que está chegando!

  28/12/2018
  16:18
  Atualizado em 17/01/2019 07:22

A Associação dos Servidores do TRT da Décima Região, deseja a todos os servidores do TRT 10 de Brasília e Tocantins em especial a todos os associados ASDR, felizes votos para 2019 que no próximo ano possamos estar cada dia mais juntos, a fim de construir uma história linda no ano que há de chegar, são muitas as dificuldades que nos ameaçam, mas juntos estaremos firmes para enfrentar, assim como estivemos durantes esses 34 anos de associação. 

Em 2019 estamos preparando muita coisa boa para você associado, e se você ainda não é, atente-se a nossas mídias e redes sociais, que vai acontecer muitos eventos, sorteios, brindes, comemorações e o que não pode faltar, O SORRISO de todos vocês!

Agradecemos a confiança neste ano de 2018, e em 2019 caminharemos juntos para construir um ASDR para todos.

Esses são os votos da Equipe ASDR!

 

Qual é a origem dos rituais de Ano Novo no Brasil?

Há mais de 4 mil anos, já se comemorava o início de um novo ciclo no calendário. Mas naquela época, em vez de um "ano" novo, a passagem do tempo era contada pelas estações do ano.

O primeiro povo a celebrar a festa de passagem teria sido o da Mesopotâmia, área que corresponde hoje aos territórios de Iraque, Kuwait, Síria e Turquia. Por dependerem da agricultura para sobreviver, eles celebravam o fim do inverno e início da primavera, época em que se iniciava uma nova safra de plantação.

Com isso, a festa de passagem dos mesopotâmicos não se dava na noite do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro, mas sim do dia 22 para o 23 de março, data do início da primavera no Hemisfério Norte.

Foi somente com a introdução de um novo calendário no Ocidente, em 1582 - o calendário gregoriano, adotado pelo papa Gregório 13 no lugar do calendário juliano - que o primeiro dia do novo ano passou a ser 1º de janeiro.

Assim como acontece nas comemorações de Ano Novo atualmente, as celebrações de passagem também representavam esperança. Se hoje alguns rituais têm por objetivo atrair prosperidade e dinheiro - como usar a cor amarela na festa de Réveillon ou comer lentilhas - os cultos de 4 mil anos atrás pediam alimento e fartura.

Reveillon á moda brasileira

O Réveillon não tinha data para acontecer, mas com o declínio da nobreza francesa a palavra foi sendo adaptada para a festa de véspera de Ano Novo - a palavra Réveillon deriva do verbo "acordar" em francês.

No século 19, essas festas foram adotadas pela nobreza de outros lugares do mundo que eram influenciados pela cultura francesa.

A nobreza do Brasil foi uma das que adotou o Réveillon, mas o sincretismo religioso característico do passado histórico do país fez com que as comemorações aqui adicionassem novos personagens, costumes e comidas às festas de Ano Novo.

Em Salvador, a Igreja do Senhor do Bonfim é o principal ponto da cidade na última sexta-feira do ano, chamada de "Sexta-feira da Gratidão". Fiéis de todo o país vão até o templo para pedir proteção para o próximo ano e levar objetos para benzer, como colares, as famosas fitinhas do bonfim, chaves de casa, fotos e até o carro.

Em todas as praias do Brasil, seguidores de Iemanjá costumam passar o Réveillon no litoral para fazer oferendas ou pular as sete ondas.

Iemanjá, a Rainha do Mar, é uma divindade africana originalmente vinda da Nigéria, da tradição chamada de iorubá, e incorporada pelo candomblé e pela umbanda no Brasil.

Fonte/Autor: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-42375112 https://super.abril.com.br/sociedade/a-historia-secreta-do-ano-novo/ www.googleacademics.com, para ASDR - Associação dos Servidores do TRT 10ª Região.


Sobre nós

A Associação dos Servidores do TRT da 10ª Região (ASDR) foi fundada em 02 de setembro de 1984. Entre seus objetivos estão, promoção da união entre os servidores, busca de condições que levem a melhoria da qualidade de vida, em todos seus convívios profissional, familiar e social.

Contatos

EDIFÍCIO SEDE
Endereço: SAS Quadra 1, Bloco "D" Sala 107
Praça dos Tribunais Superiores Brasília/DF - CEP: 70.097-900
Telefone: (61) 3348-1213, (61) 3225-2616. Email: asdr@asdr.org.br
FORO DE BRASÍLIA
Endereço: SEPN 513, Bloco B, Lotes 2/3, 1º Subsolo - Sala 24
Brasília/DF - CEP 70.760-522
Telefone: (61) 3348-1610, (61) 3034-2006. Email: asdr@asdr.org.br

Facebook

ASDR - Associação dos Servidores do TRT 10ª Região   61 3348-1213
0730