Posse dos novos dirigentes do TRT 10 – Biênio 2024/2026

Desembargadores José Ribamar Oliveira Lima Junior e José Leone Cordeiro Leite assumem direção da Décima
Em concorrida cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (25), os desembargadores José Ribamar Oliveira Lima Junior e José Leone Cordeiro Leite tomaram posse nos cargos de presidente e vice-presidente/corregedor, respectivamente, do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) para o biênio 2024-2026. O evento, que lotou a sala de sessões Herácito Pena Júnior – Plenário da Corte, em Brasília -, contou com a presença de autoridades federais e distritais, entre elas o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lélio Bentes Corrêa, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. 
 
Também estiveram presentes ministros dos tribunais superiores, desembargadores do TRF-1 e de diversos TRTs, a procuradora-chefa da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região (PRT-10), Paula de Avila e Silva Porto Nunes, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional TO Gedeon Pitaluga , de associações de magistrados e de advogados trabalhistas, parlamentares federais e distritais, além de desembargadoras e desembargadores, magistradas e magistradas da Décima, servidores, familiares, amigos e convidados dos empossados. 
 
Confiança 
 
Em seu discurso já como presidente do Tribunal, após dar posse ao desembargador José Leone Cordeiro Leite como vice-presidente e corregedor regional da 10ª Região, o desembargador Ribamar Lima Junior agradeceu inicialmente a todos os presentes, que lotaram a sala de sessões, e as homenagens recebidas pelos colegas e pelas entidades representadas na sessão solene. O novo presidente assumiu o compromisso de focar todo seu empenho, esforço e disposição para corresponder à confiança depositada pelos desembargadores da Décima.  
 
O presidente eleito fez questão de enaltecer a gestão que se encerra, encabeçada pelo desembargador Alexandre Nery de Oliveira, e falou da experiência adquirida durante sua atuação como vice-presidente e corregedor regional, que produziram resultados positivos graças à parceria de magistrados e servidores, a quem fez um agradecimento especial. É com essa postura solidária e proativa que pretende conduzir os destinos da Corte no próximo período, revelou o desembargador Ribamar Lima Junior.  
 
Em sua gestão, o desembargador Ribamar Lima Junior disse que pretende buscar o reconhecimento da eficiência e da qualidade da prestação jurisdicional já oferecida pelo TRT-10 aos cidadãos sob sua jurisdição. Disse ainda que pretende melhorar a comunicação e o diálogo institucional.   
 
Homenagem 
 
Ao cumprimentar, em nome do colegiado, o presidente e o vice-presidente recém-empossados, a desembargadora Elke Doris Just disse que a cerimônia tem uma importância institucional que marca a mudança na gestão da Décima, com a posse dos desembargadores que vão conduzir o TRT-10 pelos próximos dois anos. Presidir o TRT-10 que, segundo ela, é uma instituição atuante e moderna, esteio social, apoio e referência para o cidadão. A desembargadora rendeu elogios a magistrados, servidores e colaboradores da Casa, e fez uma homenagem ao desembargador Alexandre Nery de Oliveira, que deixa a Presidência. 
 
Sobre os desembargadores Ribamar Lima Junior e José Leone, a desembargadora Elke Doris Just disse que todos se sentem seguros e tranquilos com a nova gestão que conduzirá a Corte pelo próximo biênio. Nesse sentido, a desembargadora lembrou importantes ações desenvolvidas pelo desembargador Ribamar Lima Junior, como vice-presidente e corregedor regional, e pelo desembargador José Leone Cordeiro Leite, como ouvidor da Corte, durante a última gestão. A desembargadora rogou sucesso aos novos dirigentes da Décima. 
 
Saudações 
 
A procuradora-chefa da PRT-10, Paula de Ávila, também saudou a nova direção do TRT-10. Ela ressaltou o importante papel desempenhado pelo Tribunal em busca de garantir a paz social em sua área de abrangência incluindo projetos voltados ao combate ao trabalho análogo à escravidão e contra o trabalho infantil e a favor do trabalho digno e seguro, além de dar grande importância à conciliação, entre outros. Ao desejar sucesso ao novo presidente em nome dos procuradores do Trabalho, salientou como o desembargador Ribamar Lima Junior é solicito e atento às questões trazidas pelo MPT. 
 
Presidente da OAB-TO, o advogado Gedeon Pitaluga, falando em nome da advocacia do Tocantins e do Distrito Federal, também parabenizou a direção que encerra seu mandato e desejou êxito à nova gestão, realçando a sensibilidade sempre demonstrada pelo TRT-10 com a sociedade tocantinense. Ele disse que a Justiça do Trabalho tem participado de uma verdadeira revolução social no Estado, garantindo direitos dos trabalhadores e apoiando ações que levam saúde, educação e dignidade a comunidades do TO. O TRT-10 é importante avalista da cidadania e trabalho digno na região.  
 
Em nome da Associação dos Magistrados Trabalhistas da Décima Região (Amatra-10), o juiz Rossifran Trindade saudou os desembargadores Ribamar Lima Junior e José Leone em nome da magistratura da Décima Região. O juiz ressaltou a trajetória do novo presidente, marcada pelo compromisso e pela sensibilidade com os desafios enfrentados pela primeira instância da magistratura trabalhista. Temos pela frente um período promissor, concluiu, declarando o apoio incondicional da magistratura de primeiro grau à gestão que se inicia.  
 
Em nome da Associação dos Servidores da Décima Região (ASDR), o presidente, servidor Almerindo Pinheiro Souza, se disse satisfeito em parabenizar a nova gestão e que conta com os desembargadores Ribamar Lima Júnior e José Leone nas agendas de interesse dos servidores, da ativa e dos aposentados e pensionistas. 
 
Despedida 
 
Saio da Presidência com a certeza que honrei o cargo, disse o desembargador Alexandre Nery de Oliveira em seu discurso de despedida da Presidência da Décima. Ele frisou que após quatro anos na direção como vice e depois como presidente – espera ter construído mais do que o que não conseguiu alcançar, por mais que tenha tentado. O desembargador Alexandre Nery concluiu dizendo que espera ter construído, durante sua administração, uma estrada que permita à nova direção ter um caminho mais fácil para conduzir os rumos da JT. O desembargador encerrou sua fala desejando sucesso à nova direção. 
 
(Mauro Burlamaqui)