Aposentadoria deseb. Ricardo Alencar Machado

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região realizou, na tarde desta terça-feira (5/12), a 6ª Sessão Extraordinária Administrativa do Tribunal Pleno para deliberar o pedido de aposentadoria voluntária do desembargador Ricardo Alencar Machado. Por unanimidade, a Corte acolheu o pedido, submetido por meio do Protocolo Administrativo Nº 5507/2023. A oportunidade também foi de felicitações e agradecimentos ao magistrado.

Estiveram presentes no Pleno familiares e amigos do desembargador Ricardo Alencar Machado, representantes do Ministério Público, da Ordem de Advogados do Distrito Federal, da Associação de Advogados do DF, da Amatra-10, da Associação de Servidores do TRT-10, servidores e terceirizados da Décima, dentre outras autoridades.  

Homenagens  

No início da sessão, o presidente da Décima, desembargador Alexandre Nery de Oliveira, prestou homenagens ao desembargador. “Sua Excelência gravou seu nome na Décima para ninguém mais esquecer. Segue com alegria como quem depositou todo o tempo possível neste Tribunal”, comentou. 

Ao falar a respeito do desembargador Ricardo Alencar Machado, o vice-presidente e presidente eleito para o biênio 2024-2026, desembargador José Ribamar Oliveira Lima Júnior, ressaltou: “Ricardo sai deixando pavimentadas muitas conquistas. Destaco sua impressionante capacidade de trabalho, de uma carreira permeada de sucesso. O considero um campeão de produtividade. Estimo saúde no novo ciclo”.

O desembargador e vice-presidente eleito para o próximo biênio, José Leone Cordeiro Leite, endossou as palavras dos colegas: “Diferenciado, sagaz e que deixará grande legado, marcado pela eficiência e justiça social. Parabéns pela dignificante trajetória”, enalteceu.   

Com a palavra, o homenageado

Emocionado, o desembargador Ricardo Alencar Machado agradeceu aos servidores e magistrados com quem conviveu, refletiu sobre a carreira e declamou um trecho da música “O dia em que saí de casa”, do compositor Joel Marques e imortalizada na voz da dupla Zezé di Camargo e Luciano.  “Com a inusitada citação, homenageio meus pais, de onde estiverem, pelo exemplo, cuidado, valores e base fixada em minha formação.  Agradeço os elogios dos amigos e confrades, exalto o apoio da minha família e o respeito aos colegas, servidores desta Casa. No TRT-10 encontrei sentido e significado, voei. Renovo aqui o meu orgulho de ser 10. De ser TRT-10. Saúde e paz”, concluiu.

Trajetória   

 

Formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás, o desembargador chegou ao TRT-10 em 1982, como servidor e, após aprovação em concurso público, em 1989, assumiu o cargo de juiz substituto. Em 2001, tomou posse como desembargador no Tribunal. Ricardo Alencar Machado foi presidente da Corte no biênio 2010/2012.

O magistrado ressaltou algumas das principais realizações quando da sua gestão na presidência da Corte: implantação efetiva da política de descentralização administrativa, com autonomia decisória dos Fóruns de Primeiro Grau (Portaria Conjunta nº 1, de 26 de março de 2010); estabelecimento de diretrizes para a designação e aproveitamento dos juízes do trabalho substitutos da Décima, com a criação dos grupos do Trabalho (Portaria Pre-Secor n° 1, de 24 de março de 2010); instituição do programa de exames periódicos (Portaria PRE-DGA n° 05, de 10 de fevereiro de 2011), entre outras.

 

Fonte: TRT10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *