O TRT-10 fez a entrega na entidade beneficente Associação Amigos do Hospital de Base (AAHB), na tarde desta quarta-feira (19), na sede da Associação, as mais de 110 peças entre roupas e cobertores adquiridos em ação solidária da Campanha do Agasalho “O Frio Passa, Sua Atitude Permanece”, promovida pela Seção de Responsabilidade Socioambiental (SCRES) e pela Associação dos Servidores do TRT da 10ª Região Décima Região (ASDR).
Na entrega, representaram o TRT-10, Almerindo Pinheiro de Souza, presidente da ASDR, e Regis Tres Albuquerque, chefe substituto da SCRES, que foram recepcionados pela presidente da AAHB, Maria Oneide Miranda da Silva, também pela gerente de assistência multiprofissional, Niedja Bartira, entre outros integrantes da Associação.
Pelo segundo ano consecutivo, a campanha contou com pontos físicos espalhados no edifício-sede e dependências dos Foros para facilitar a entrega das doações. A iniciativa aconteceu entre os dias 5 de junho a 14 de julho e arrecadou: 16 blusas de frio, 14 roupas femininas, cinco roupas infantis, quatro fronhas de travesseiro, uma toalha de rosto, dois lençóis de elástico, duas bermudas masculinas, um par de tênis masculino, 21 calças jeans, 47 camisas masculinas, sete cobertores e 10 blusas de frio.
Ao discursar no ato de recebimento dos itens, a presidente Maria Oneide Miranda da Silva, ressaltou o quão valoroso a atitude do tribunal com esta iniciativa. “Quando a gente trabalha com doações, nós aceitamos tudo que chega. Tudo é bem-vindo. Tudo é urgente. Aqui, cuidamos das peças, organizamos, selecionamos e tudo fica prontinho para ser entregue às pessoas em situação de vulnerabilidade social que estejam internadas no Hospital de Base ou próximas a localidade. Estamos muito gratos ao TRT-10″, afirmou.
Segundo a Associação, quase 90% dos pacientes internados na unidade precisam de alguma ajuda. Seja com roupas, com custeio de passagens para outras localidades de Brasília ou do Brasil, até cestas básicas.
O presidente da ASDR, portanto, reforça: “Entendemos que se cada um fizer um pouco, a ajuda será contínua. Por isso, a doação e as várias formas de solidariedade, já fazem parte da cultura do TRT-10”, salientou.
Para Regis Tres, integrante do Socioambiental, “a cada ano será potencializado as campanhas, a mobilização e as ajudas serão maiores e melhores. Grato a todos que doaram peças e, portanto, solidariedade”, reconheceu.
Normativos
O indicador “Ações Solidárias”, previsto na variável 17 (Qualidade de Vida) do anexo da Resolução CNJ 400/2021, promove o voluntariado, a reflexão sobre questões humanitárias e o incentivo à solidariedade. No mesmo sentido, a Agenda 2030 do CNJ engloba a promoção social inclusiva como uma dimensão sustentável. Da mesma forma, o artigo 1º da Resolução 400 estabelece que o Judiciário tem o dever de adotar políticas de sustentabilidade. Tudo isso converge com a atribuição institucional da necessidade de promover o aprimoramento contínuo da gestão do Plano de Logística Sustentável (PLS).
Associação Amigos do Hospital de Base
O grupo foi fundado em 1998 por servidores e pessoas da comunidade que sentiam falta de uma associação para dar suporte às atividades de apoio assistencial, já que o hospital não tinha autonomia para gerir doações aos pacientes. A partir de 2017, a associação passou a promover outros projetos: equipe de reiki, contadores de histórias, Anjalhaços e parcerias com grupos autônomos acolhidos pela associação, que arrecadam doações e colaboram em eventos.
E, para quem se interessar pelo trabalho e também quiser contribuir, pode ligar para (61) 3315-1726 | (61) 3323-1404 ou mandar email para: amigoshbdf@yahoo.com.br.
É o TRT-10 olhando para fora das suas estruturas e promovendo pequenas atitudes, mas de muita relevância e importância para quem recebe. Um inverno mais quente está sendo proporcionado a crianças e adultos em situação de vulnerabilidade social.
Fonte: NUCOM – Anagélica Rodrigues