Cerimônia da Ordem do Mérito Dom Bosco acontece nesta quinta (1º)

A Décima realiza nesta quinta-feira (1º), às 17h, a solenidade pública de entrega das insígnias da Ordem do Mérito de Dom Bosco de 2021 – adiada em razão da pandemia de covid-19. Serão agraciadas 60 personalidades, em reconhecimento e gratidão, pelos relevantes serviços prestados à Justiça do Trabalho, em especial, à Décima Região, que tem jurisdição sobre o Distrito Federal e o estado do Tocantins.  

A cerimônia acontece de forma presencial, na sala de sessões do Tribunal Pleno, na sede da Corte, no Setor de Autarquias Sul, em Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal do regional no YouTube (www.youtube.com/tvtrt10). O evento contará com a presença dos desembargadores da Corte, autoridades do Judiciário, bem como de servidores, familiares e parentes dos agraciados.

 

Reconhecimento de personalidades

A relação completa de homenageados inclui nomes como o da atriz Dira Paes, do atual governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha, do senador Paulo Paim (PT-RS), do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Evandro Pereira Valadão Lopes, do advogado da União Raul Pereira Lisboa, do Hospital Sarah de Brasília, do subprocurador Geral do Trabalho Fábio Leal Cardoso, dentre outros.

Também estão entre os agraciados desta edição: desembargadores, juízes, servidores, trabalhadores terceirizados e advogados. Os nomes foram indicados pelo Conselho da Ordem do Mérito Dom Bosco e pelos desembargadores da Corte. A listagem final foi aprovada na sessão plenária do regional realizada em 30 de novembro do ano passado e oficializada pela Resolução Administrativa nº 80/2021.   

Solenidade

Na abertura do evento, será executado o Hino Nacional e, em seguida, será feita a leitura do ato de concessão de condecorações. Após a entrega das honrarias, será realizada ainda a entrega dos estojos e dos diplomas. Durante a cerimônia, os agraciados serão dispostos segundo o grau da Ordem a que foram indicados, de forma decrescente, da direita para a esquerda, em fileiras distintas por classe, com precedência para autoridades oriundas do Poder Judiciário e, dentre estas, aquelas vinculadas à Justiça do Trabalho.

Credenciamento de imprensa

Repórteres, assessores de imprensa, equipes de TV e fotógrafos podem fazer o credenciamento antecipado para cobertura da cerimônia. Para isso, devem entrar em contato com o Núcleo de Comunicação pelo e-mail imprensa@trt10.jus.br ou pelo WhatsApp (61) 99115-3910, informando nome completo, celular, e-mail e veículo ou instituição para o qual trabalha.   

Os fotógrafos só poderão fazer a foto do agraciado que os acompanha e apenas no momento da entrega da honraria. Não será permitida a circulação de fotógrafos e cinegrafistas no espaço destinado aos agraciados. Somente a equipe de profissionais do próprio Tribunal poderá fazer imagens de TV e fotos nesses locais durante toda a solenidade.

 

História da honraria

 

A Ordem do Mérito de Dom Bosco foi instituída em 1991 pela Resolução Administrativa nº 34/1991, quando o Tribunal completou dez anos instalação. A honraria lembra o sacerdote Dom Bosco, que teria profetizado, em um sonho, a existência da capital federal brasileira, ainda no século 19. A comenda é concedida pelo regional às personalidades escolhidas e compreende cinco graus: Grande-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.     

A entrega das insígnias acontece a cada dois anos para homenagear cidadãos e instituições. A solenidade pública, inclusive, ocorre por volta do dia 31 de agosto, porque foi essa a data que Dom Bosco teve seu sonho profético em relação à Brasília. A última edição foi a de 2019 e reuniu cerca de 400 pessoas. Em 2021, o evento deixou de ser realizado em razão da pandemia de covid-19. Inicialmente, a cerimônia havia sido adiada para fevereiro de 2022, mas as incertezas quanto à segurança epidemiológica fizeram com que a Corte remarcasse para o mês de setembro.   

Fonte: Bianca Nascimento – NUCOM / TRT10

Confira e acompanhe no canal do Tribunal no YouTube!