Entre os dias 24 e 30 de agosto, a cidade de Manaus/AM foi palco da Olimpíada Nacional da Justiça Federal 2024. Com o clima amazônico marcante, a cidade recebeu servidores do Judiciário Federal de todas as regiões do Brasil para um evento que combinou competitividade, amizade e espírito esportivo. Entre as delegações presentes, o TRT da 10ª Região, embora estivesse com uma delegação menor que de costume, se destacou com um desempenho admirável, encerrando a competição com 14 medalhas: 3 de ouro, 4 de prata e 7 de bronze, demonstrando a força e a determinação de seus representantes.
A cerimônia de abertura no sábado, dia 24, deu o tom de um evento grandioso. Após o tradicional desfile das delegações, o presidente da ANASTRA, o sr. Yonaldo discursou sobre a importância do esporte pra saúde, bem como o papel do evento nesse contexto. Em seguida houve a abertura oficial com a passagem da tocha até a pira olímpica. Finalizando a noite, houve uma belíssima apresentação cultural, exaltando a cultura Amazônica e as festividades, como na cidade de Parentins, conhecida pela festa do Boi Garantido x Boi Caprichoso.
Foram dias intensos de competição. A natação aconteceu no Clube SESI e abriu o quadro de medalhas para o TRT 10. Nas piscinas, os atletas Raphael Freire Magalhães de Campos e Patrícia Oliveira Libório brilharam nas piscinas. Raphael conquistou o bronze nos 100m livre com o tempo de 1:24.30, enquanto Patrícia também levará para casa uma medalha de bronze nos 100m peito com o tempo de 2:31.68. As conquistas deram um impulso e aumentaram ainda mais a motivação dos atletas.
No ciclismo, a medalha da delegação veio com Almerindo Pinheiro de Souza, que garantiu o bronze na prova de ciclismo, mostrando muita garra sobre duas rodas. Muito bem merecida, a prova foi disputada em um percurso desafiador pelas ruas de Manaus. Foi a terceira medalha e agora estavam todos confiantes para os três dias de atletismo na Vila Olímpica.
O atletismo foi, sem dúvida, o carro-chefe das conquistas da delegação do TRT 10. Os atletas demonstraram sua capacidade de superação nas mais diversas distâncias. A equipe colecionou medalhas em várias provas, com destaque para Raphael Freire Magalhães de Campos, que garantiu duas medalhas de ouro, vencendo as provas de 5000m com 21:31.6. e de 3000m com o tempo de 15:50.08. Além disso, ele também conquistou a prata nos 1500m com 5:29.2.
Os demais atletas também brilharam aumentando ainda mais o número de conquistas: Márcio Oliveira da Silva levará para casa três medalhas de prata nas provas de 3000m (13:08.6), 1500m (5:42.7) e 800m (2:50). Patrícia Oliveira Libório mostrou sua resistência e conquistou medalhas de bronze nos 3000m e 1500m com os tempos de 15:50.8, 7:35.9. Rogério Soares de Oliveira foi bronze nos 1500m também com o tempo de 14:30.4. Além disso, Almerindo Pinheiro de Souza que já havia se destacado no ciclismo, garantiu mais uma medalha de bronze nos 200m com o tempo de 30.3.
Finalizando a semana, no apagar das luzes, o atleta Orlando Bernardes Sales, mostrou que a Olimpíada é um evento para todos os gostos, ele foi o representante do TRT10 na pesca. Mas ele brilhou mesmo foi nas damas mais uma vez e conquistou a medalha de ouro após um desempenho absoluto e inquestionável. Vale ressaltar que o Orlando é membro do comitê olímpico e mesmo com uma agenda apertada, conseguiu representar bem a delegação.
Embora as medalhas tenham vindo da natação, atletismo, ciclismo e damas, os atletas do TRT 10 também participaram com entusiasmo em outras modalidades, como damas, xadrez e tênis de campo, mostrando a diversidade de modalidades existentes na ONJF (Ao todo são 17 modalidades).
A cerimônia de encerramento está marcada para amanhã, dia 30 de agosto e a delegação do TRT 10 voltará para casa orgulhosa de suas conquistas, com a sensação de dever cumprido. As 14 medalhas são um reflexo do esforço e da dedicação pessoal, além do espírito de equipe de cada atleta. A participação em Manaus também reafirma o nosso compromisso com o incentivo ao esporte e à saúde entre os servidores ativos e aposentados. A experiência em Manaus, marcada por conquistas e amizades, ficará na memória de todos que participaram dessa jornada inesquecível.
Parabéns a todos os atletas da Décima por essa jornada memorável!