Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes – MAIO LARANJA

Dia 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Esta data é uma alusão ao caso de Araceli Crespo, menina de 8 anos que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973 na cidade de Vitória, Espirito Santo. 

 

O Maio Laranja é uma inciativa que visa dar visibilidade a este assunto. De acordo com dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (ONDH/MMFDH), 18% das denúncias de violações de direitos humanos contra crianças e adolescentes estão relacionadas a situação de violência sexual.

 

É preciso ficar atento ao comportamento da criança e do adolescente. Mudança repentina, apatia, isolamento, medos inesperados, queda no rendimento escolar, dificuldade na atenção e concentração podem ser alguns sinais de alerta. 

 

Como denunciar?

As denúncias podem ser feitas em qualquer delegacia. Também é possível realizar uma denúncia anônima por meio do Disque 100 ou através do aplicativo Direitos Humanos Brasil.

 

Nós da ASDR fazemos parte dessa luta. Defender as diferentes formas de violência contra crianças e adolescentes é dever da escola, da família e da sociedade. Fique atento aos sinais, busque ajuda e denuncie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *